Benefícios do Ioga!

Benefícios do Ioga!

Alinhar o seu corpo com a sua mente; este é o principal objetivo do Ioga. Uma prática que pretende trazer bem-estar e equilíbrio para seus adeptos; que podem ser mulheres, homens, crianças e até mesmo idosos.

Nos dias agitados e corridos como estamos vivendo atualmente, a tão comentada qualidade de vida é um desejo de muitos. E o Ioga pode ser uma excelente ferramenta para que você consiga ter mais tranquilidade e principalmente disposição para realizar suas tarefas diárias.

Deseja levar uma vida mais plena? Confira alguns dos principais benefícios do Ioga!

Benefícios do Ioga!

Auxilia no Emagrecimento

Pode não aparentar, mas os exercícios e posições de Ioga, mesmo os mais simples, são ótimos para acelerar o seu metabolismo e fazer com que você queime calorias, podendo reduzir algumas medidas.

E como a prática do Ioga tem por objetivo causar bem estar, você tende a comer menos ou com mais qualidade.

Impulsiona o Condicionamento Físico

As posições e exercícios do Ioga melhoram o seu sistema respiratório, que é o primeiro passo para obter um melhor condicionamento físico. Ou seja, você tem mais disposição para realizar atividades de todos os tipos.

E como o Ioga faz com que queime mais calorias, são maiores as chances de conquistar a tão desejada massa magra. Aliás, dependendo do estilo de exercícios que selecionar pode inclusive ganhar músculos!

Melhora o Sistema Cardiorrespiratório

Coração e pulmões têm o funcionamento favorecido com a prática do Ioga. Os exercícios regulam o sistema nervoso e a circulação sanguínea; além da pressão arterial. E como a capacidade respiratória é melhorada você aumenta sua capacidade para realizar outras atividades físicas, como a corrida, por exemplo.

Maior Qualidade de Sono

Com os benefícios anteriores já fica fácil deduzir que seu sono será favorecido. Quando está numa situação mais plena reduz (ou até mesmo elimina) a possibilidade de ter algum tipo de insônia ou algo que lhe impeça de dormir. Na verdade, com seu corpo em harmonia consegue dormir mais tranquilamente.

Reduz o Estresse e Ansiedade

Com os benefícios do Ioga concluímos que ao conquistar um corpo e alma em equilíbrio estamos reduzindo a possibilidade de levar uma vida com estresse e ansiedade. Na meditação, por exemplo, consegue esvaziar sua cabeça e eliminar aquelas questões que podem nos deixar mais agitados, para não se dizer preocupados.

Ao praticar o Ioga desenvolve uma rotina de autoconhecimento, o que é excelente para melhorar sua autoestima, o que favorece nas relações interpessoais e podem inclusive evitar com que tenha alguns problemas de saúde, como a depressão.

Com o Ioga consegue melhorar sua concentração e focar apenas no que lhe trará benefícios. Ou seja, aumenta sua capacidade de deixar questões que podem lhe irritar de lado. Em outras palavras, conquista o equilíbrio necessário para o dia a dia!

Ioga Para Idosos?

Ioga Para Idosos

Por ser uma das chamadas práticas de baixo impacto, o Ioga é muito interessante para idosos. Existem algumas modalidades que podem ser realizadas facilmente por quem já está na melhor idade.

E com todos os benefícios do Ioga que já foram apresentados os idosos (inclusive os mais sedentários e que nunca foram adeptos de atividades físicas) contam com diversos motivos para começar a praticar e ser um adepto do Ioga.

Vale mencionar que algumas pessoas (como aposentados) podem ter dificuldades para encontrar atividades e mesmo se relacionar com outras pessoas. O Ioga, que pode ser inclusive ser feito em casa, pode ser uma solução para estes idosos.

Como Funciona o Ioga Para Crianças?

Ioga Para Crianças

Os pais e mães têm ótimos motivos para iniciar os filhos no Ioga. Confira alguns dos principais benefícios do Ioga para crianças.

  • Aumenta a concentração.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Maior flexibilidade.
  • Favorece à respiração.
  • Controle e equilíbrio do corpo e mente.

Com certeza é interessante. Principalmente para crianças que são muito agitadas e ansiosas (além de outras questões que podem inclusive prejudicar a saúde).

Os Chakras e o Ioga

Os chakras são itens fundamentais para entender o Ioga. Porém, trata-se de um tópico um pouco extenso para explicar aqui. Então vamos apenas cobrir o básico sobre o assunto, mas deixamos a recomendação, para aqueles que queiram se aprofundar mais, que busquem mais informações sobre os chakras.

Os chakras são sete centros de energia que têm por objetivo absorver a energia vital (prana), distribuí-la em cada indivíduo (no corpo, mente e espírito) e por fim liberá-la para o exterior.

Os centros podem estar abertos, com a energia fluindo livremente; ou fechados, não havendo circulação. Ou seja, quando bloqueados podem surgir desequilíbrios. Então o objetivo é sempre buscar com que os seus chakras estejam alinhados, para que possa encontrar um equilíbrio ou simplesmente bem-estar.

Confira quais são os sete chakras.

  • Chakra Base, Chakra da Terra.
  • Chakra Umbilical, Chakra da Água.
  • Chakra Plexo Solar e Umbilical, Chakra do Fogo.
  • Chakra Cardíaco, do Ar.
  • Chakra Laríngeo, o Chakra do Éter.
  • Chakra Frontal ou 3º Olho.
  • Chakra Coronário, Chakra da Luz.

Ioga ou Yoga?

Como curiosidade vamos falar um pouco sobre os dois modos de referenciar a prática: a Yoga ou o Ioga. Podemos dizer que os dois modos estão corretos. O que muda é que o Ioga seria o ideal para a língua portuguesa.

No fim, o que importa é a prática e todos os seus benefícios!

Como podemos conferir não faltam benefícios à prática do Ioga. E para completar ainda podemos citar uma modalidade especial, que é voltada às futuras mamães. Isso mesmo, encontra opções de Ioga para gestantes!

Depois de tantos benefícios, nem é preciso dizer como pode fazer toda a diferença à gravidez, não é mesmo? Mas se quiser mais informações pode conferir um conteúdo sobre Ioga para gestantes.

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