Dormir Engorda ou Emagrece? Saiba Como o Sono Pode Influenciar no Seu Peso

Dormir Engorda ou Emagrece? Saiba Como o Sono Pode Influenciar no Seu Peso

Quem não gosta de dormir, não é mesmo? O sono não é essencial apenas para realizarmos nossas atividades diárias com maior disposição e qualidade. O funcionamento do organismo, que afeta diretamente nosso peso, está muito relacionado com nossas noites de sono. Então precisamos ficar atentos à qualidade do nosso descanso, pois está diretamente relacionado à nossa saúde.

Mas a pergunta é: será que dormir engorda ou emagrece? Para que você possa descobrir, vamos passar pelos principais tópicos que envolvem o sono e a sua relação com o ganho de peso.

Os Problemas de Dormir Pouco

Chegamos a estranhar quando presenciamos uma pessoa muito animada e disposta bem no início da manhã; pois logo associamos que se trata de alguém que gosta de acordar cedo.

E a questão não é acordar cedo, mas sim dormir o recomendado de 6 a 8 horas. Dormir bem está diretamente relacionado com o humor. Então, quem está sempre com um bom astral logo depois de acordar, muito provavelmente realizou a tarefa, que nem sempre será fácil, de ir dormir cedo.

Já reparou como algumas pessoas estão sempre com sintomas de gripe em períodos de temperatura mais baixa? Dormir pouco resulta em redução da imunidade. Então é bem provável que estas pessoas não estão dormindo a quantidade ideal para fortalecer o seu metabolismo.

Falando em metabolismo, este é outro que sofre quando a pessoa não consegue dormir adequadamente. Entre os sintomas mais comuns temos um cansaço frequente e dificuldade de raciocínio, o que complica na realização das tarefas diárias.

Dormir Engorda ou Emagrece? Saiba Como o Sono Pode Influenciar no Seu Peso

Dormir x Balança

Quem está sofrendo ao encarar uma balança e está querendo reduzir algumas medidas deve ficar atento à qualidade do seu sono. Porém é importante ressaltar que dormir muito ou pouco não terá muita influência se a sua dieta não estiver voltada para os seus objetivos.

Partindo do princípio que dormir pouco pode atrapalhar nossa disposição para realizar atividades físicas e ainda desregula o metabolismo (talvez o principal agente para fazer com que elimine gorduras), já temos uma forte tendência a ganhar peso. Ou seja, dormir de maneira desregulada aumenta suas chances de ganhar peso.

Podemos dizer que dormir bem emagrece, mas lembramos que tudo depende de sua organização e como concilia o sono com a sua dieta. E é bom deixar claro que dormir bem não é dormir muito. Dormir em grande quantidade pode até causar o efeito contrário, que é o de fazer com que ganhe peso. Então cuidado com o cochilo depois do almoço e outras refeições.

Falando em refeições, se já estiver há algum tempo tentando emagrecer com certeza já recebeu a indicação de cortar a janta do cardápio diário. E não é bem por aí, apesar de fazer certo sentido. O problema não é o jantar simplesmente, mas o seu cardápio e hábitos. É o caso daquelas pessoas que só dormem depois de comer alguma coisa. Isto também não é recomendado.

Então, para perder peso, programe-se através de uma dieta adequada acompanhada de uma boa noite de sono. Aliás, ao seguir um estilo de vida saudável e incluir atividades físicas vai conseguir acelerar seu metabolismo, e fazer com que o seu corpo queime gorduras mesmo quando você estiver dormindo.

Dicas Para Dormir Melhor

Ansiedade e consequente dificuldade de relaxar é provavelmente o principal motivo de algumas pessoas não conseguirem dormir. Então pode seguir algumas dicas que são ótimas para pegar no sono.

Para começar é legal criar um ambiente agradável, sem barulhos e outras distrações. E depois pode realizar atividades relaxantes como a leitura acompanhada de um bom chá.

Outra dica é criar o hábito de evitar o celular quando estiver indo dormir, pois pode prender toda a sua atenção e adeus sono, que pode se transformar numa insônia. Aliás, em casos de insônias constantes procure uma orientação médica.

Já falamos da importância da dieta, mas não é demais lembrar de evitar alimentos que sejam ricos em açúcar e carboidratos antes de dormir, pois podem se transformar em gorduras e até dificultar a digestão, o que resulta em ganho de peso.

E aí, conseguiu responder sua dúvida sobre a relação entre o sono e o ganho ou perda de peso? Como pôde perceber, são diversos fatores e que no final cada pessoa pode ter um tipo de reação, que impactará o seu corpo.

Seja como for, tomara que tenha gostado e continue no Blog Super Dieta para mais dicas sobre dietas e emagrecimento. Lembrando que se quiser participar basta deixar o seu comentário para outros leitores.

5/5 - (2 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.