Quais os Tipos de Açúcar?

Quais os Tipos de Açúcar?

Especialmente para quem está em processo de emagrecimento, é importante conhecer e saber as diferenças entre os diversos tipos de açúcar. Principalmente porque nem sempre o que mais gostamos será o mais interessante (ou recomendado).

Existe uma regra básica: quanto mais escuro, melhor a qualidade do açúcar, em termos de nutrientes. Entenda os motivos desta regra conferindo alguns dos mais populares tipos de açúcar!

Quais os Tipos de Açúcar?

Açúcar Cristal

Entre os tipos de açúcar talvez o cristal seja o mais popular ou consumido. Como o nome sugere, o mesmo apresenta cristais maiores, o que dificulta um pouco mais a sua dissolução em líquidos. No seu processo o açúcar cristal passa por um cozimento e um refinamento, que faz com que 90% dos seus nutrientes (vitaminas e minerais) sejam perdidos.

Açúcar Refinado

O açúcar refinado conta com poucos nutrientes. Isso porque no seu processo de refinamento, para deixar o açúcar branco e mais saboroso, são adicionados alguns aditivos químicos, como o enxofre. O resultado é que vitaminas e minerais são perdidos, transformando o açúcar refinado em algo com calorias vazias, por assim dizer.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo apresenta uma coloração mais escura. O mesmo é extraído depois do cozimento do caldo de cana. Seu diferencial é o fato de não passar por refinamento, o que garante que suas vitaminas sejam preservadas, além de minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.

Apesar do maior valor nutricional, o açúcar mascavo é conhecido por ter um sabor mais encorpado, o que parece dificultar sua popularidade em termos de consumo.

Açúcar de Beterraba

Antes de falar sobre este tipo de açúcar é legal falar sobre os benefícios da beterraba como prevenir anemias, controlar o colesterol, fortalecer o sistema imunológico, diminuir a pressão alta e ainda auxiliar nos treinos físicos!

O açúcar de beterraba é extraído através do xarope da beterraba-sacarina. Como destaque podemos citar o fato de não perder muitas vitaminas e minerais no seu processo de produção. Como o mesmo não é refinado, conserva inclusive antioxidantes e fibras da raiz.

Numa comparação, o açúcar de beterraba é bem semelhante ao açúcar de coco. Seu sabor é bastante perceptível em receitas, podendo ser utilizado no preparo de sucos, chás, cafés, bolos, entre outros tipos de receitas.

Açúcar de Coco

Substituto direto do açúcar de cana, o açúcar de coco não passa por refinamento. O mesmo não contém conservantes e conta com uma quantidade elevada de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. É digerido mais lentamente por apresentar baixo índice glicêmico.

Açúcar Light

Apesar de ser conhecido como açúcar fit, por possuir menos calorias que açúcares mais tradicionais, o açúcar light deve ser consumido com bastante moderação. Na verdade, é recomendado o consumo de açúcar light apenas quando houver prescrição médica. Isso porque o mesmo é uma mistura do açúcar refinado comum com alguns adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica.

Açúcar Demerara

Apesar do sabor semelhante ao açúcar cristal, o processo de refinamento do açúcar demerara é bem mais leve. Desta forma, o mesmo conta com uma tonalidade marrom (semelhante ao açúcar mascavo) e um alto valor nutricional.

Como não recebe nenhum aditivo químico, praticamente todos os nutrientes são preservados, mantendo alto teor de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.

Açúcar Orgânico

Como o nome sugere, o açúcar orgânico jamais é produzido a partir de plantas transgênicas e não recebe nenhum tipo de agrotóxico. Mesmo assim, alguns componentes orgânicos podem ser adicionados posteriormente, então é preciso ficar atento ao decidir consumir o mesmo. Ou seja, é recomendado conferir o rótulo para saber qual a composição do açúcar orgânico que irá consumir.

Qual o seu tipo de açúcar preferido no momento de preparar suas receitas? Deixe um comentário com experiência, pois pode ajudar outras pessoas que estão indecisas sobre os tipos de açúcares disponíveis.

Continue no Blog Super Dieta para mais dicas para emagrecer de maneira simples e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *