Qual o Melhor Tipo de Gordura?

Qual o Melhor Tipo de Gordura?

Será que existe gordura boa? Bem, no mínimo vamos encontrar gorduras que fazem menos mal à saúde. Mas é legal saber as diferenças e como um tipo de gordura pode impactar nos seus objetivos, como emagrecer, por exemplo.

Gorduras Trans

Quando a gordura vegetal passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial a mesma é chamada de gordura trans.

As gorduras trans são o tipo mais encontrado em alimentos. E apesar de normalmente deixar os alimentos mais saborosos, as gorduras trans são consideradas um tipo de gordura ruim. Essa afirmação está diretamente ligada ao seu processo de hidrogenação, que faz com que a gordura trans seja menos saudável que outros tipos de gordura.

Qual o Melhor Tipo de Gordura?

Gorduras Saturadas

Também presente em alimentos, a gordura saturada aumenta o colesterol ruim (LDL), o que pode causar doenças cardíacas, devendo ser evitada. É importante mencionar que as gorduras saturadas são encontradas naturalmente em animais, mas também podem ser encontradas em algumas frutas, como o coco, por exemplo.

Gorduras MonoInsaturadas

No caso o mono vem da principal característica das gorduras monoinsaturadas, que é o de conter apenas uma ligação dupla entre carbonos. Normalmente líquidas em temperatura ambiente, as gorduras monoinsaturadas podem ficar sólidas quando resfriadas.

Entre os exemplos onde pode encontrar gorduras monoinsaturadas temos o azeite de oliva e os óleos de canola, girassol e soja. Também é encontrada em alimentos que podem fazer bem à saúde, mas que devem ser consumidos com consciência (de maneira controlada), como o abacate, amendoim e alguns tipos de nozes.

Gorduras PoliInsaturadas

As gorduras poliinsaturadas contam com duas ou mais ligações entre carbonos. Entre as mais importantes à nutrição temos as das famílias ômega 3 e 6, normalmente encontradas em peixes, óleo de linhaça, soja, girassol e milho, por exemplo.

E você, qual o seu tipo de gordura preferido? Tem alguma ressalva que gostaria de fazer? É só deixar um comentário para que outras pessoas possam inclusive discutir sobre os tipos de gorduras disponíveis.

Para finalizar, nunca é demais lembrar que se estiver se sentindo mal com sua dieta e com o consumo de gorduras é fundamental procurar ajuda médica para fazer uma avaliação!

Continue no Blog Super Dieta para dicas de dietas e receitas para emagrecer de maneira saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *