Quais os Tipos de Chocolate?

Quais os Tipos de Chocolate?

Depois de publicar algumas receitas de doces fitness, o Blog Super Dieta resolveu testar nossos leitores para ver quantos aguentam uma boa tentação.

E por isso vamos falar de chocolate. Ou melhor, dos tipos de chocolate mais populares. Se sempre ficou um pouco perdido sobre qual chocolate pode ser utilizado nas suas receitas, confira quais são os principais tipos de chocolate e tire suas dúvidas.

Chocolate ao Leite

O chocolate ao leite tem esse nome por poder ser preparado com leite em pó ou leite condensado, além de açúcar. Normalmente conta com menos de 30% de cacau na sua composição, mas pode chegar até 50% de cacau, dependendo do fabricante.

Em termos de valor nutricional, o chocolate ao leite tem um grande teor de gordura, que é resultado dos ingredientes de sua composição.

Chocolates Amargos

Este tipo de chocolate conta com algumas variações, podendo ser amargo, meio amargo, até extra amargo. Não existe um padrão entre os produtores, mas normalmente as composições são as ilustradas abaixo.

  • Meio Amargo: até 50% de cacau.
  • Amargo: 50% a 70% de cacau.
  • Extra amargo: 70% a 90% de cacau.

Vale ressaltar que a falta de padronização se deve ainda pelos outros ingredientes da composição, que também podem variar.

Como o nome sugere, este tipo de chocolate não é tão adocicado como os outros; e podemos dizer que é o tipo mais puro, por ser mais rico em cacau.

Chocolate Branco

Os chocolates branco são produzidos com a manteiga de cacau, uma gordura natural extraída da semente do cacau. Na mistura é acrescentado leite.

Mais cremosos, os chocolates branco são os mais doces e também os mais calóricos, pela maior concentração de gorduras (para compensar a falta da massa de cacau).

Chocolate Diet

O Blog Super Dieta já publicou sobre quais as diferenças entre alimentos light, diet e zero; e portanto recomendamos a leitura caso não saiba a diferença entre os tipos.

Resumidamente, os alimentos diet são produzidos para quem possui algum tipo de intolerância ou restrição, e por isso não contam com um determinado ingrediente, normalmente o açúcar.

No caso dos chocolates diet, normalmente as receitas não contêm açúcar, que acaba sendo substituído por gorduras saturadas. Ou seja, apesar de não ter açúcar, este tipo de chocolate costuma ser bem calórico, portanto é preciso ficar alerta no consumo.

Quais os Tipos de Chocolate?

Qual o Seu Tipo de Chocolate Preferido?

Quem gosta de chocolate, normalmente tem um tipo preferido. Algumas pessoas preferem o chocolate branco, por ser mais doce; outras preferem chocolate amargo, que você pode comer mais sem enjoar; e algumas pessoas se satisfazem com o tradicional ao leite.

Seja qual for o seu tipo de chocolate preferido, é importante ter atenção e ler sempre os rótulos para conferir as composições. Assim como outros alimentos como biscoitos e refrigerantes, os tipos de chocolates podem confundir pela nomenclatura.

Esperamos que tenha resolvido as suas dúvidas e agora consiga incluir o chocolate nas suas receitas de maneira tranquila. Continue no Blog Super Dieta para conferir outras dicas para quem deseja emagrecer de maneira saudável.

5/5 - (1 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.