Páprica e Colorau São a Mesma Coisa?

Páprica e Colorau São a Mesma Coisa?

Podem ser bastante similares, mas páprica e colorau não são exatamente a mesma coisa, mesmo com o resultado na comida sendo bem parecido. Então vamos esclarecer e descobrir quais são as principais diferenças entre o colorau e a páprica, que vem tomando conta cada vez mais das prateleiras nos supermercados.

O Que é a Páprica?

A páprica é uma especiaria utilizada na cozinha como condimento que deriva do pimentão e por isso tende a ser picante. A páprica pode ser vermelha ou amarela e seu sabor vai depender principalmente do nível de capsaicina, um princípio picante que varia de acordo com o tipo de pimentão.

E o Colorífico?

O colorau (também chamado de colorífico) é um condimento formado a partir do urucum com farinha de mandioca ou fubá de milho. Apesar de ser predominantemente vermelho, percebe a presença dos outros ingredientes quando o colorau começa a esquentar. É um tempero que oferece alguns benefícios à saúde como ser antioxidante.

Páprica e Colorau São a Mesma Coisa?

Diferença Entre Páprica Doce e Colorau

Podemos dizer que a páprica é mais concentrada e pode inclusive dar um sabor à comida, enquanto que o colorau serve basicamente para dar uma cor aos alimentos. Um frango ensopado, por exemplo, sem colorau não ficaria com uma aparência agradável. Então adiciona-se colorau para dar aquela cor.

Nas Receitas, Qual é Melhor?

Na prática os dois condimentos funcionam mais como colorantes, mas se deseja um prato mais encorpado (e até mesmo picante) é interessante utilizar a páprica; e se quiser apenas dar uma cor, sem afetar no sabor, utilize o tradicional colorau mesmo.

De qualquer forma, quanto a utilizar páprica ou colorau o mais interessante é realmente testar, inclusive marcas diferentes para encontrar o que mais lhe agrada. Teste aí nas suas receitas! Se estiver com receio de comprar uma das opções por não conhecer, pode comprar que não deve ter problemas.

E você, costuma utilizar qual das duas opções em suas receitas? Prefere a páprica ou colorau? Participe do Super Dieta deixando sua dica num comentário para outras pessoas que também acompanham nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *