Guia Sobre Azeites: Saiba Como Escolher

Quem se alimenta bem e de forma saudável sempre tem salada em seu prato, muito bem acompanhada de um bom azeite, não é mesmo?

Além de ser um excelente alimento para prevenir doenças e problemas de saúde, o azeite ainda tem funções que ajudam a eliminar gorduras. Sendo um grande companheiro para quem deseja emagrecer e secar a barriga.

Confira todos os detalhes sobre o azeite de oliva em nosso pequeno guia.

Tipos de Azeite

Já sabemos que os azeites são um tipo de gordura saudável, e agora veremos um pouco sobre os tipos de azeite de oliva.

Azeite Extra Virgem: é o mais comum e também o mais puro dos azeites, com apenas 0,5% de acidez.

Azeite Puro: menos concentrado que o extravirgem com 1,5% de acidez.

Azeite Virgem: é um pouco mais ácido que o azeite puro e possui até 2% de acidez. Também é considerado um pouco adocicado, mas ainda saudável.

Azeite Refinado: no seu processo são retirados cor, sabor, aroma e até vitaminas, podendo ser considerado um azeite de baixa qualidade, inclusive pela sua acidez que é superior a 3%.

Azeite Composto: é uma mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo como o de soja.

Guia Sobre Azeites: Saiba Como Escolher

Consumindo Azeite

Todos os azeites são indicados para temperar alimentos. Os tipos extra virgem, puro e virgem também podem ser usados para grelhar e fritar carnes, mas não são indicados para fritar outros tipos de alimentos.

Vida Saudável Com Azeite

O azeite de oliva não é considerado o “ouro líquido” apenas por ajudar pessoas que querem perder peso.

Com este azeite você combate ao câncer de mama; previne doenças cardíacas, normalizando seu colesterol; diminui sua pressão arterial; controla o nível de açúcar no sangue, o que é ótimo para diabéticos; reduz a possibilidade de sofrer de artrite e osteoporose; e por ser um alimento antioxidante ajuda na limpeza do organismo e no combate ao estresse.

O azeite de oliva é mais fácil de ser digerido do que outros óleos comuns e suas propriedades aceleram o metabolismo e por isso é indicado para os que desejam secar a barriga. Mas se estiver consumindo azeite por conta de suas propriedades para queimar gordura localizada, ainda é recomendado fazer exercícios regularmente, além de uma dieta com alimentos que potencializam os seus objetivos.

Como visto, existem diversos motivos para o azeite de oliva fazer parte de todos os seus cardápios e não é apenas para dar um sabor à salada ou para o prato do dia.

O azeite é realmente um dos pilares para levar uma vida saudável. Porém, você nunca deve consumir mais do que 4 colheres de sopa por dia, pois pode agir de forma contrária e aumentar a gordura do sangue, sendo prejudicial à saúde.

Bem, quem já gostava, agora vai gostar ainda mais; e quem não gostava, provavelmente está mudando de ideia em relação aos azeites nas refeições.

Continue no Blog Super Dieta para conferir as melhores dicas e receitas para emagrecer de maneira simples e saudável.

5/5 - (1 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.