Guia de Vitaminas e Nutrientes

Sempre surgem dúvidas na hora de saber quais os nutrientes ou vitaminas de uma fruta, legume, semente ou cereal. Assim como suas propriedades e os seus benefícios à saúde.

Para facilitar, o Blog Super Dieta criou um pequeno guia com as principais características de alguns alimentos que fazem parte de nosso cardápio quase diariamente.

Este guia é indicado principalmente para quem está com interesse em perder peso e saber quais os melhores alimentos para reduzir medidas.

Então confira as principais características nutritivas de alguns dos principais alimentos.

Abacaxi: vitaminas A e C; cálcio; fósforo; cobre; ferro e magnésio. É ótimo para fazer a desintoxicação do organismo e para fazer o intestino funcionar e acelerar a digestão por ser rico em fibras.

Açaí: vitaminas A, B e C; cálcio; fósforo e ferro. É um alimento bastante energético, porém muito calórico, não devendo ser consumido em grande quantidade. O interessante é que o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes.

Aveia: ótima para evitar problemas como a diabetes, a aveia controla os níveis de açúcar do sangue, evitando a sobrecarga de glicose e insulina.

Banana: vitaminas B1 e B5; potássio; cálcio e ferro. Ótima fruta para prevenir cãibras, regular o intestino e combater os sintomas da TPM.

Beterraba: vitaminas A e C. A beterraba combate a anemia e melhora o sistema digestivo. Preferencialmente o alimento deve ser consumido cru.

Chia: ômega 3 e fibras. Grande fonte de fibras, a chia combate inflamações e previne problemas cardiovasculares.

Couve: vitamina C; potássio e fibras. A couve é ótima para o intestino e para eliminar toxinas, sendo um alimento desintoxicante.

Gengibre: vitamina B6; magnésio; potássio e cobre. O gengibre é ótimo para ser usado na prevenção de gripes. Tem funções desintoxicantes, melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Além de ser termogênico e ajudar na queima de gorduras.

Inhame: vitamina B6 e potássio. Controla a pressão arterial e dá a sensação de saciedade.

Kiwi: vitaminas A e E. Ótimo antioxidante que ainda previne resfriados e fornece energia.

Laranja: vitamina C; cálcio e fibras. Fruta que fortalece o organismo e aumenta a imunidade do corpo. Quando consumida com o bagaço favorece o funcionamento do intestino, regula as taxas de glicose e o colesterol.

Limão: vitamina C; cálcio; ferro e fósforo. Possui ótimas substâncias em sua casca que previnem o câncer e eliminam toxinas.

Linhaça: fibras; ômega 3 e 6. Alimento funcional que é excelente para o colesterol, pois combate o ruim e melhora o bom. Também ameniza os efeitos da ansiedade, depressão, TPM e menopausa.

Maçã: possui ótimas propriedades em sua casca, além de sua polpa. A maçã retarda o envelhecimento e previne doenças como câncer.

Mandioca: vitamina B e C; sais minerais. Também conhecido como aipim ou macaxeira, este alimento possui fibras, é isento de glúten e fornece bastante energia para quem o consome.

Morango: vitaminas C e B5; potássio; cálcio e ferro. O morango também retarda o envelhecimento e previne doenças.

Romã: fibras; vitaminas A, B e C. A romã regula o intestino e ainda tem propriedades para fortalecer os ossos. Além de melhorar o sistema cardiovascular.

Tangerina: vitaminas A e C; ferro; magnésio e potássio. A tangerina é ótima para quem pratica atividades físicas, pois evita cãibras e fortalece ossos e músculos.

Tomates: potássio; cálcio e vitaminas A, B e C. O tomate possui agentes antioxidantes, protege o organismo e combate o câncer.

Uva: vitamina C; cálcio; ferro e potássio. Outra fruta antioxidante, a uva melhora a circulação e favorece o equilíbrio do organismo.

Para quem estiver afim de perder barriga, é importante ficar atento aos nutrientes e principalmente no modo de compor sua dieta. Se este for o seu caso, uma dica bacana é conferir o Alimentação Fitness, um programa de emagrecimento que une receitas e exercícios.

Gostou do guia de vitaminas e nutrientes preparado pelo Blog Super Dieta? Tomara que tenha sido útil e você tenha aprendido mais sobre alguns alimentos, que fazem parte de sua dieta.

4.5/5 - (2 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.