Ao conferir os ingredientes de uma receita, você se deparou com uma tal de Goma Xantana. Opa, mas que goma é essa? É o que o Blog Super Dieta vai te esclarecer agora.
Caso tenha contato com algum tipo de dieta low carb, é bastante provável que seja impactado de alguma forma com a goma xantana, pois é recomendada em receitas para pessoas com necessidades específicas ou restrições como não poder consumir glúten.
O Que é a Goma Xantana?
A goma xantana é uma fibra resultante da fermentação de açúcares simples, como a glicose e a sacarose.
Por ser espessante, emulsificante e inclusive estabilizante; a goma xantana vem ganhando muito espaço na indústria alimentícia.
Devido às suas propriedades, a goma xantana é bastante utilizada para encorpar composições. Por exemplo, numa receita pode deixar a massa mais elástica e macia; ou simplesmente fazer a mesma crescer com maior facilidade.
No uso gastronômico podemos citar o preparo de molhos, coberturas, geleias, xaropes, sorvetes, cremes, sucos, sopas, pães e bolos. Mas com uma informação essencial: livre de glúten.
Benefícios à Saúde
A goma xantana é bastante similar a outros produtos ou alimentos de sua categoria. E tem ótimas propriedades para reforçar o sistema imunológico.
Entre os diversos benefícios à saúde, podemos citar melhor controle da glicose e dos níveis de colesterol; melhora das funções intestinais; auxílio contra a perda de peso; e até combate ao câncer.
Saiba Mais Sobre a Goma Xantana
Apesar de ter ficado conhecida popularmente pelo uso culinário, a goma xantana tem participação importante em indústrias como a de cosméticos e até petrolífera.
Na indústria em geral, a goma xantana ganha destaque por suportar diferentes temperaturas e níveis de PH, além de deixar elementos líquidos mais encorpados. A goma xantana é utilizada para encorpar xampus, cremes, loções, maquiagens, hidratantes, entre outros produtos.
Já conhecia a goma xantana? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência, especialmente se for na utilização de alguma receita.