Integral, Desnatado, Semidesnatado, Sem Lactose... Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Integral, Desnatado, Semidesnatado, Sem Lactose… Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Com tantas marcas e preços é mais do que normal o surgimento de dúvidas sobre os tipos de leite disponíveis no mercado. Principalmente porque algumas dietas são restritas a determinados tipos de leite. Então, inclusive para saber o que está consumindo, confira as diferenças entre os tipos de leite mais populares e saiba qual o mais indicado para sua dieta!

Leite Integral

Pela cor percebe que o leite integral é mais forte do que os outros tipos. E é mesmo! Conta com 3% de gordura saturada, sendo indicado para quem necessita de uma dieta mais rica em nutrientes (vitaminas e sais minerais), como crianças e adolescentes.

Leite Semidesnatado

O leite semidesnatado é uma versão intermediária entre o integral e o desnatado, contando com uma quantidade de gorduras saturadas entre 0,6% e 2,9%. Como o valor calórico pode variar consideravelmente, fique atento no momento da compra, pois pode influenciar na sua dieta.

Leite Desnatado

O leite desnatado é considerado o mais leve de todos, com apenas 0,5% de gorduras. É o tipo que normalmente é indicado para quem está querendo emagrecer, pela menor quantidade de calorias.

Leite Sem Lactose

Foi-se o tempo em que quem sofria por intolerância à lactose simplesmente não podia tomar leite. Este tipo de leite foi desenvolvido para pessoas intolerantes à lactose e suas características são as mesmas do leite integral. Desta forma, para quem estiver contando as calorias, é recomendado conferir as informações nutricionais da marca que estiver comprando.

Leites Especiais

Existe uma série de leites especialmente produzidos para suprir certas necessidades, como os leites enriquecidos em vitaminas, ácido fólico, ferro, cálcio, ômega 3, fibras, entre outros nutrientes. Se estiver procurando um tipo de leite que possa lhe ajudar em algum tipo de deficiência, como problemas de funcionamento do organismo, pode fazer uma pesquisa e conferir qual o tipo de leite que é mais interessante para sua dieta.

Integral, Desnatado, Semidesnatado, Sem Lactose... Quais as Diferenças Entre os Tipos de Leite?

Classificação e Tipos de Leite

As classificações seguem um padrão estabelecido pela legislação, que é determinado conforme a produção, armazenamento, pasteurização e até o transporte.

  • Leite Tipo A: ordenhado mecanicamente, pasteurizado e embalado na própria fazenda onde é produzido. Conta com mais de 3% de gorduras.
  • Leite Tipo B: semelhante ao tipo A, porém com menor quantidade de gorduras e maior quantidade de proteínas. Sua pasteurização não ocorre na própria fazenda. O armazenamento e transporte devem ser refrigerados.
  • Leite Tipo C: possui pouca qualidade de produção, sendo que a ordenha pode ser feita inclusive manualmente. Sua pasteurização não é realizada na fazenda, e como não há refrigeração no armazenamento e transporte, este tipo de leite pode conter muitas bactérias. A quantidade de gordura é reduzida a menos de 3%.
  • Pasteurizado x UHT

    Por motivos inclusive óbvios os chamados “leites de saquinho” acabaram perdendo espaço no mercado. Confira as características dos leites tipo pasteurizado e UHT e entenda melhor sobre os dois tipos.

    A pasteurização é um processo em que o leite é submetido a altas temperaturas (720ºC a 750ºC) por alguns segundos e depois resfriado. O número de bactérias é reduzido no processo, mas ele deve consumido em até 72 horas, sendo que armazenamento e transporte devem ser refrigerados.

    UHT é abreviação de Ultra High Temperature. E como o nome indica, no processo o leite é submetido a temperaturas muito altas (1300ºC e 1500ºC) e logo em seguida é resfriado. Devido ao processo este tipo de leite fica completamente livre de bactérias, e ainda pode ser estocado por até 180 dias em temperatura ambiente.

    Pelas diferenças fica claro os motivos do leite de caixinha dominar a preferência do mercado, mas não quer dizer que o leite de saquinho não seja mais produzido ou encontrado. Muitas lanchonetes e padarias utilizam leites pasteurizados nas suas vitaminas e sucos. Então, se tiver algum tipo de restrição, é sempre interessante perguntar antes de fazer o seu pedido.

    Qual o seu tipo de leite preferido? Participe do conteúdo do blog deixando sua experiência num comentário. Continue no Super Dieta para outras dicas como esta!

    Avaliação: 5.0/5. De 1 avaliação.
    Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *