Benefícios Dos Alimentos Integrais

Com exceção do leite integral, são diversos os benefícios de adotar uma dieta com alimentos integrais. E é interessante, pois apesar das diversas opções disponíveis, muitos ainda deixam de consumir estes tipos de alimentos apenas por não conhecer as principais características.

É justamente para essas pessoas que não conhecem muito bem os alimentos integrais que escrevemos este post. Então vamos conferir os principais benefícios à saúde e o que fazer para trocar alimentos comuns pelos integrais.

Iniciando, para que possa entender, é considerado alimento integral aquele que depois do processo de produção não teve sua estrutura modificada, mantendo fibras, minerais e vitaminas.

Entre os principais benefícios estão a grande quantidade de fibras em sua composição e a absorção de menos gordura durante a digestão. Isto faz com que os alimentos integrais sejam essenciais numa dieta para perder peso.

Inclusive, é recomendado adicionar alimentos integrais na dieta de crianças, pois elas se acostumam com este tipo de alimento e provavelmente não terão problemas de obesidade na adolescência.

Em termos de uma vida saudável, podemos citar que os alimentos integrais protegem de doenças cardíacas e diminuem o colesterol; além de diminuir o índice glicêmico dos alimentos, trazendo benefícios para os que são diabéticos.

Por serem ricos em fibras, os alimentos integrais auxiliam no funcionamento do intestino, fazendo com que o mesmo seja regular.

Alimentos Integrais no Emagrecimento

Entre os motivos para adotar uma dieta com alimentos integrais com a intenção de emagrecer está a sensação de saciedade, pois é fato que estes alimentos saciam a fome por mais tempo.

Outro motivo interessante que podemos citar é o fato de que podemos facilmente substituir alimentos sem perder o sabor em nossas refeições. Por exemplo, é possível substituir o pão francês ou branco pelo pão de centeio ou integral. O mesmo acontece com o arroz refinado, que pode ser substituído pelo arroz integral.

E o bacana é que com estas pequenas trocas consegue combater o inchaço e secar a barriga. Ou seja, adotando hábitos simples consegue emagrecer sem grande esforço.

Entre os alimentos integrais temos pães, biscoitos, cookies, massas, aveia, granola, farinhas e cereais. Todos alimentos que são simples de serem adicionados na lista de compras.

Porém, mesmo com os alimentos integrais acelerando o processo de emagrecimento, é preciso controlar o consumo diário e jamais consumir em excesso! Pois estes alimentos são na verdade carboidratos, que se transformam em gordura quando consumidos em grande quantidade.

Vale mencionar que existem muitas receitas com estes alimentos integrais, inclusive algumas sem glúten e sem lactose; mas é importante consumir pelo menos 2 litros de água por dia, para auxiliar a ação dos alimentos integrais no funcionamento do intestino.

Alimentos Integrais no Emagrecimento

Confira as principais características de alguns alimentos integrais:

  • Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
  • Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.
  • Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
  • Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
  • Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
  • Trigo em grão: rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.

Deu para perceber como pode ser interessante e benéfico incluir alimentos integrais nos seus cardápios diários, não é mesmo?

Com certeza os alimentos integrais não podem faltar na dieta de quem deseja perder peso e principalmente perder barriga. E se gostou da ideia pode conferir o Alimentação Fitness; um programa especial de reeducação alimentar para quem deseja reduzir medidas; que conta com ótimas receitas integrais.

Para mais dicas como esta, continue no Super Dieta, seu blog para emagrecer com saúde. Deixe um comentário e participe do conteúdo, compartilhando suas experiências com outras pessoas.

Avalie esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.