Araruta: O Que é, Como Usar?

Araruta: O Que é, Como Usar?

Seguindo a linha de uma alimentação saudável, no Blog Super Dieta estamos sempre publicando dicas de receitas saudáveis. E nos conteúdos sempre surgem recomendações de alimentos com propriedades bem interessantes para quem deseja emagrecer. É justamente o caso da Araruta.

E como acontece com alimentos pouco conhecidos ou que não são utilizados normalmente, existem dúvidas sobre as suas características. Então, para auxiliar quem deseja mais informações sobre a araruta, vamos conferir os principais detalhes, para que você possa compreender e até mesmo incluir na sua dieta.

O Que é Araruta?

Araruta: O Que é, Como Usar?

Popularmente podemos dizer que a araruta é bastante similar a mandioca, o inhame, a batata-doce e outras raízes comestíveis.

Inicialmente conhecida pelos usos medicinais, a araruta se popularizou mesmo foi na culinária, pois pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. Por conta de suas propriedades é utilizada no preparo de pães, bolos, biscoitos, pudins, mingaus, molhos, entre outras opções.

Como Usar a Farinha de Araruta

Alimento de fácil digestão, a farinha de araruta comprova sua versatilidade por ser indicado para pessoas com algum tipo de restrição alimentar. Pessoas com doenças celíacas podem consumir, pois a araruta é livre de glúten.

Falando em glúten, normalmente lembramos do consumo de tapiocas. A fécula e o polvilho de araruta podem substituir a fécula e o polvilho de mandioca, sendo indicado no preparo de tapiocas ou pães de queijo, por exemplo.

Araruta: Benefícios à Saúde

Além de ser indicada para pessoas com restrições alimentares, a araruta pode ser consumida por idosos, crianças, pessoas com debilidades físicas e em doentes que estejam em recuperação.

A araruta é uma fonte de vitaminas, fibras e proteínas; e entre as suas propriedades medicinais podemos citar a ação analgésica, tratamento de feridas e picadas, combate a problemas gastrointestinais, estomacais e intestinais.

Por possuir bactérias intestinais benéficas, a araruta auxilia e reforça o sistema imunológico, então previne anemias, melhora a circulação, protege a saúde do coração, trata de infecções, e pode inclusive auxiliar contra a perda de peso.

Ou seja, a araruta é excelente para fazer com que seu corpo responda melhor às adversidades e possíveis doenças.

Por acaso já conhece e utiliza a araruta de outra maneira que não mencionamos? Deixe um comentário para que outros leitores conheçam ainda mais sobre este ótimo alimento.

5/5 - (1 reviews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.