Consumir sal em excesso pode causar diversos problemas de saúde como pressão alta (hipertensão), além de doenças nos rins e coração. Isto quer dizer que consumir alimentos ricos em sódio é bastante prejudicial e deve procurar alternativas ao consumo de sal. A primeira atitude é evitar temperos prontos e investir em alternativas de temperos caseiros. Então vamos ver opções bem mais saudáveis e que você pode incluir na sua alimentação facilmente.
Sintomas do Alto Consumo de Sal
O inchaço é o mais fácil de ser percebido e normalmente o primeiro a gerar preocupação. É resultado do consumo de sal em excesso que causa a retenção de líquidos e faz que o nosso organismo precise trabalhar mais para lidar com este acúmulo. O excesso de sal está entre as causas do cálculo renal, conhecido popularmente como pedras nos rins. No caso de estar com a urina numa cor mais escura é bom ficar alerta à hidratação e sua dieta, que não deve conter alimentos gordurosos ou ricos em sódio.
Consumir na Medida Ideal Sim, Cortar o Consumo Não!
O sódio, consumido principalmente através do sal, é um nutriente e desta forma precisamos do mesmo para um melhor funcionamento de nosso corpo. Desta forma, não deve cortar o mesmo e sim consumir na quantidade certa. Segundo a ANVISA devemos consumir 5 gramas de sal por dia, que corresponde a 5 sachês. Faça um cálculo da sua dieta e dieta e sempre opte por alternativas ao consumo de sal, como os temperos naturais.
Alternativas ao Consumo de Sal
1. Temperos naturais
Alho, cebola e gengibre são alguns dos exemplos de temperos naturais. E não servem apenas para temperar. O alho, por exemplo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. A cebola é excelente na prevenção de doenças cardiovasculares. E o gengibre, que é um verdadeiro coringa, auxilia nosso sistema digestivo, atua como antigripal e ainda é um alimento antioxidante.
2. Alho
O consumo de alho auxilia na redução da pressão arterial e ainda auxilia no aumento de colesterol bom, o que seu coração vai agradecer. O alho também é possui propriedades que reforçam o sistema imunológico, sendo ótimo para combater gripes e resfriados, por exemplo. Nas refeições um exemplo de bom consumo são as massas ao alho e óleo de azeite.
Confira também: nosso guia sobre azeites.
3. Cebola
As cebolas são tradicionalmente utilizadas em saladas e carnes, mas também encontra em sanduíches e outros alimentos mais apimentados. E não podemos nos esquecer da cebolinha, que tem praticamente os mesmos nutrientes da cebola, e também serve como opção para temperar caldos e sopas principalmente. Entre os benefícios podemos citar o auxílio no emagrecimento e controle do peso.
4. Gengibre
O gengibre é muito lembrado como antigripal, sendo utilizado principalmente em chás. Quem está em processo de emagrecimento também adota o gengibre pelas suas propriedades antioxidantes e o fato do mesmo acelerar o metabolismo, o que auxilia na queima de gorduras. Na culinária a raiz pode ser utilizada para dar aquele toque mais amargo, mas cuidado para não exagerar.
5. Pimenta
Entre outros benefícios a pimenta ajuda inclusive a emagrecer, pois possui propriedades que aceleram o metabolismo. Também são ótimas para controlar o colesterol e ainda melhoram a digestão. O fato de algumas serem mais picantes faz com que muitos rejeitem a pimenta, mas existem algumas dicas para consumir refeições apimentadas. Por exemplo, colocar pimenta no feijão é uma boa, já que pode comer misturando ao arroz, por exemplo. Esta é uma excelente maneira de diminuir o sal e não sentir falta.
6. Limão
Normalmente só é lembrado como uma ótima fonte de vitamina C, mas o limão também pode ser muito bem aproveitado na cozinha. A carne de peixe é um ótimo exemplo de alimento que ganha em sabor com o suco da fruta. E a melhor dica é utilizar o limão no lugar do sal para temperar saladas.
7. Coentro
O coentro é excelente medicinalmente falando, pois combate uma série de problemas à saúde. Mas como condimento oferece principalmente aroma aos pratos, oferecendo um sabor levemente doce. Por esta propriedade pode encontrar o coentro em conservas, sobremesas, biscoitos, pães e aromatizando chocolates. No caso de alternativa ao sal pode utilizar o coentro em pratos ensopados, carnes que deseja aumentar o aroma, saladas e sopas (neste caso as folhas de coentro, seriam a melhor opção).
8. Hortelã
Uma folhinha de hortelã com certeza não faz mal a ninguém. A planta também é conhecida como menta e muito consumida em doces e sucos por suas propriedades refrescantes. Se estiver querendo emagrecer é bom saber que a hortelão auxilia na digestão de alimentos. Portanto, quando exagerar ou então for comer algum prato ou refeição que for mais calórico ou pesado, como carnes ou churrasco, uma boa dica é tomar sucos com a planta! No caso de alternativa ao sal pode utilizar a hortelã em saladas, por exemplo.
9. Manjericão
O manjericão vai bem com praticamente tudo na culinária. Desde a mais simples salada até a mais elaborada das omeletes; passando por massas, molhos e sanduíches. Como o sabor é bem leve e trata-se de um alimento delicado, deve ser incluído no final, já com a refeição pronta.
10. Alecrim
O alecrim é uma erva um pouco mais forte, até mesmo picante, e por isso é sempre bom ponderar no seu uso. Cai muito bem quando utilizado no preparo de carnes vermelhas, frangos e peixes. Também é conhecido por suas propriedades que auxiliam na digestão de gorduras, interessante para quem está querendo emagrecer.
11. Salsinha
É provável que você não saiba, mas a salsinha é ótima contra gases e inchaços; além de ser antioxidante. É com certeza mais um daqueles temperos que caem bem com praticamente tudo. Pode incluir salsinha em tortas, saladas, carnes, sopas, entre outros pratos.
Depois de todas estas alternativas é interessante levantar um ponto importante – o sabor dos alimentos é mantido e até realçado! Esta é uma dica inclusive para donos de restaurantes, que deveriam investir em alternativas saudáveis para substituir o sal no preparo dos alimentos.
Como pôde ver existem uma série de alternativas ao sal e você consegue manter o sabor de seus pratos sem problemas. Mas para complementar nosso conteúdo vamos dar uma dica de tempero caseiro, que você pode preparar e conservar na sua casa para quando for cozinhar.
Receita de Tempero Caseiro (Mais Saudável)
Já pensou em preparar os seus temperos? Esta é com certeza uma excelente alternativa, e por isso vamos aproveitar para indicar uma receita de tempero caseiro super simples de ser preparada. Confira e faça aí na sua casa!
Tempero Caseiro
Informações:
- Preparo: 10 minutos
- Cozimento: 0 minutos
- Pronto em: 15 minutos
- Rendimento: 300g
Ingredientes:
- 100g de Alho
- 200g de Cebola
- 2 Colheres (sopa) de Salsinha
- 2 Colheres (sopa) de Cebolinha
- 2 Colheres (sopa) de Azeite
- 1 Colher (sopa) de Hortelã
- Instruções:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar na consistência desejada.
- Conserve em geladeira.
Agora que sabe como evitar o sal na sua dieta, diga pra gente, como pretende aplicar estas dicas e alimentos na sua dieta? Deixe um comentário com sua resposta. Continue navegando e não deixe de compartilhar nossas dicas nas redes sociais.