Batata Doce Branca ou Batata Doce Roxa: Qual a Melhor, Existe Diferença?

“Pode copiar, só não faz igualzinho!”. Esta frase tão utilizada em memes pela internet pode definir muito bem as diferenças entre a batata doce branca e a batata doce roxa. Isto porque as diferenças são realmente sutis e não impactarão de verdade na sua dieta. Porém, é sempre interessante conhecer mais sobre os alimentos que consome para saber se as características estão de acordo com os seus objetivos. Então confira as diferenças entre a batata doce branca e a batata doce roxa que serão listadas pelo Blog Super Dieta.

Batata Doce Branca x Batata Doce Roxa

O preço normalmente é o mesmo, então deve ficar se perguntando se faz diferença levar qualquer uma das duas para casa. Para saber, a cada 100 gramas a batata doce branca conta com 92 calorias; contra 95 calorias encontradas na batata doce roxa. Quanto aos nutrientes, a batata doce roxa conta com mais vitaminas e minerais na sua casca. Então, pensando no ponto de vista nutricional, se estiver com o objetivo de perder peso e está contando as calorias de suas refeições, pode ser o caso de dar preferência para branca. Se estiver sentindo falta de nutrientes pode escolher a roxa, desde que consumida com a casca.

Mas essas são as únicas diferenças? Bem, existem outros pontos como o sabor…

Existe Diferença no Sabor?

Já que as diferenças são pequenas será que o sabor é o mesmo? Para muitos a batata doce roxa é mais adocicada, costumam inclusive ser mais amareladas. Mas este não é um consenso geral e algumas pessoas simplesmente não conseguem perceber diferença entre as duas. Talvez por isso nenhum restaurante classifique como branca ou roxa a batata doce servida. Enfim, prepare as duas e veja se ao seu paladar o sabor é realmente diferente entre os dois tipos.

O importante de saber se o sabor entre as duas é diferente para você, assim como as propriedades das mesmas, é que tem mais facilidade para compor suas refeições. Por exemplo, se também acreditar que a batata doce roxa é mesmo mais adocicada, pode incluir outros alimentos que vão dar uma ‘quebrada’ nesse sabor mais doce. Isto é legal para ir alternando entre seus pratos ou refeições.

Batata Doce Branca ou Batata Doce Roxa: Qual a Melhor, Existe Diferença?

Batata Doce no Ganho de Massa Muscular

Qualquer tipo de batata doce irá abastecer seu reservatório de energia e será muito útil no momento de realizar atividades físicas. A sutil diferença na quantidade de calorias não impactará seus resultados. Portanto, pode adotar qualquer uma das duas na sua dieta para ganho de massa muscular.

Batata Doce na Redução de Medidas

Como já foi dito, quem estiver na luta contra o número de calorias pode optar pela batata doce branca, mas não é preciso ficar preocupado se somente a roxa estiver disponível. O mais importante é pensar que qualquer tipo de batata doce irá agir de uma forma muito interessante para você – proporcionando saciedade! Isto quer dizer uma redução da ansiedade e vontade de comer o tempo todo, por exemplo. Sendo estes alguns dos maiores vilões para quem está acima do peso.

Qual o Consumo Ideal?

Independente se está em processo para ganhar massa muscular ou para reduzir medidas, qualquer objetivo só irá dar certo se consumir a batata doce na quantidade certa. Não pode comer nem a mais, nem a menos. Consumir muito do tubérculo pode resultar em gorduras e flacidez, especialmente na barriga! E consumir de menos com o objetivo de perder peso pode causar o efeito contrário. Quando restringimos e ingerimos menos do que o necessário para nosso corpo, o mesmo fica num modo de alerta para suprir a deficiência de nutrientes assim que for possível. E ao consumir um pouco a mais ele irá absorver de modo desregulado, podendo transformar os nutrientes em gorduras no final.

Se sempre comeu pouco, mas nunca conseguiu emagrecer pense na situação acima, pois pode ser exatamente este o seu problema. É fundamental que tenha e siga um cardápio nutritivo e balanceado se quiser perder peso.

Agora que conferiu as diferenças entre a batata doce branca e a batata doce roxa, sabe os benefícios e como consumir o tubérculo pode preparar o seu cardápio semanal mais tranquilamente. Sempre lembrando que pode alternar entre os dois tipos, o que é ótimo para não enjoar. Claro que isto deve ser feito sob a supervisão de um profissional nutricionista.

Dieta do Frango Com Batata Doce

É isto, como pode comprovar a batata doce é realmente um super alimento para quem deseja conquistar um corpo saudável. Não é atoa que vem sendo adotada cada vez mais por pessoas que desejam ganhar músculos ou secar e modelar o corpo.

Quer saber mais sobre a batata doce? Confira uma super dieta de frango com batata doce e entenda todos os detalhes que fazem desta dupla ser tão querida por quem deseja ganhar massa muscular ou então perder peso de modo saudável.

Afinal, Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

O número de pessoas se preocupando com o consumo de sódio só aumenta e não é para menos. Quando consumimos muito sal nosso organismo retém mais líquido para lidar com esta sobrecarga. Isto faz com que o volume de sangue aumente nas artérias, o que por fim gera a hipertensão. E a dificuldade é ficar livre de alimentos ou refeições com o nutriente. Se não tem problema de pressão alta provavelmente conhece alguém que tem e sabe bem a tormenta diária para levar uma vida mais saudável e tranquila.

Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

O sódio é responsável (entre outras coisas) por levar moléculas de cálcio às paredes dos vasos sanguíneos. Isto intensifica a contração dos vasos e faz com que o corpo apresente o tão incômodo inchaço. Nesta situação os riscos à saúde são vários como o aumento das chances de infarto ou de acidente vascular cerebral.

Enfim, o alto consumo de sódio é muito prejudicial à saúde, então deve fazer o possível para evitar consumo de alimentos com este nutriente.

Problema: Alimentos Com Muito Sódio

Os alimentos prontos para consumo são os maiores vilões, pois possuem sal e aditivos contendo sódio. E o macarrão instantâneo é o melhor exemplo de alimento rico em sódio. Isto porque apresenta uma boa quantidade de sódio na massa do macarrão e também no seu tempero! E o detalhe é que na quase totalidade das vezes quem consome estes macarrões é apenas por preguiça. E o pior, nem imaginam que estão prejudicando em muito a sua saúde! Se você tem este hábito deve tratar de mudar imediatamente para evitar problemas como pressão alta, doenças nos rins e no coração.

Afinal, Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

Qual o Consumo Ideal de Sal?

Este é o tipo de preocupação que só quem tem pressão alta ou algum problema de saúde costuma ter. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o consumo máximo de sal não pode passar de 5 gramas por dia. Pode parecer pouco inicialmente, mas basta verificar com quem precisa controlar o consumo de sal para saber que não é. Este valor equivale a 5 daqueles sachês de sal encontrados em restaurantes. Se for distribuir isto pelo seu dia com certeza ficará bem razoável.

O segredo é fazer como muitos que já ficaram espertos e utilizam de alternativas para evitar o consumo de sal.

Alternativas ao Sal

Felizmente contamos com algumas alternativas que podem substituir o sal. Confira uma lista de ingredientes que funcionam como temperos naturais e ainda oferecem uma série de benefícios à saúde, como prevenir doenças cardiovasculares, auxiliar o sistema imunológico, combater gripes e resfriados, entre outros.

E na sua dieta, consegue evitar o sódio tranquilamente? Apesar de parecer simples, ainda existem pessoas que não conseguem cortar alimentos prejudiciais à saúde. Se este estiver sendo o seu caso, tente investir numa reeducação alimentar, inclusive procurando um profissional nutricionista para este objetivo.

Não deixe de comentar e participar de nosso conteúdo. Continue navegando pelo Blog Super Dieta, sua fonte de conteúdos para dietas e emagrecimento.

11 Alternativas Saudáveis Para Substituir o Sal de Cozinha

Consumir sal em excesso pode causar diversos problemas de saúde como pressão alta (hipertensão), além de doenças nos rins e coração. Isto quer dizer que consumir alimentos ricos em sódio é bastante prejudicial e deve procurar alternativas ao consumo de sal. A primeira atitude é evitar temperos prontos e investir em alternativas de temperos caseiros. Então vamos ver opções bem mais saudáveis e que você pode incluir na sua alimentação facilmente.

Sintomas do Alto Consumo de Sal

O inchaço é o mais fácil de ser percebido e normalmente o primeiro a gerar preocupação. É resultado do consumo de sal em excesso que causa a retenção de líquidos e faz que o nosso organismo precise trabalhar mais para lidar com este acúmulo. O excesso de sal está entre as causas do cálculo renal, conhecido popularmente como pedras nos rins. No caso de estar com a urina numa cor mais escura é bom ficar alerta à hidratação e sua dieta, que não deve conter alimentos gordurosos ou ricos em sódio.

Consumir na Medida Ideal Sim, Cortar o Consumo Não!

O sódio, consumido principalmente através do sal, é um nutriente e desta forma precisamos do mesmo para um melhor funcionamento de nosso corpo. Desta forma, não deve cortar o mesmo e sim consumir na quantidade certa. Segundo a ANVISA devemos consumir 5 gramas de sal por dia, que corresponde a 5 sachês. Faça um cálculo da sua dieta e dieta e sempre opte por alternativas ao consumo de sal, como os temperos naturais.

Alternativas ao Consumo de Sal

1. Temperos naturais

Alho, cebola e gengibre são alguns dos exemplos de temperos naturais. E não servem apenas para temperar. O alho, por exemplo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. A cebola é excelente na prevenção de doenças cardiovasculares. E o gengibre, que é um verdadeiro coringa, auxilia nosso sistema digestivo, atua como antigripal e ainda é um alimento antioxidante.

2. Alho

O consumo de alho auxilia na redução da pressão arterial e ainda auxilia no aumento de colesterol bom, o que seu coração vai agradecer. O alho também é possui propriedades que reforçam o sistema imunológico, sendo ótimo para combater gripes e resfriados, por exemplo. Nas refeições um exemplo de bom consumo são as massas ao alho e óleo de azeite.

Confira também: nosso guia sobre azeites.

3. Cebola

As cebolas são tradicionalmente utilizadas em saladas e carnes, mas também encontra em sanduíches e outros alimentos mais apimentados. E não podemos nos esquecer da cebolinha, que tem praticamente os mesmos nutrientes da cebola, e também serve como opção para temperar caldos e sopas principalmente. Entre os benefícios podemos citar o auxílio no emagrecimento e controle do peso.

4. Gengibre

O gengibre é muito lembrado como antigripal, sendo utilizado principalmente em chás. Quem está em processo de emagrecimento também adota o gengibre pelas suas propriedades antioxidantes e o fato do mesmo acelerar o metabolismo, o que auxilia na queima de gorduras. Na culinária a raiz pode ser utilizada para dar aquele toque mais amargo, mas cuidado para não exagerar.

5. Pimenta

Entre outros benefícios a pimenta ajuda inclusive a emagrecer, pois possui propriedades que aceleram o metabolismo. Também são ótimas para controlar o colesterol e ainda melhoram a digestão. O fato de algumas serem mais picantes faz com que muitos rejeitem a pimenta, mas existem algumas dicas para consumir refeições apimentadas. Por exemplo, colocar pimenta no feijão é uma boa, já que pode comer misturando ao arroz, por exemplo. Esta é uma excelente maneira de diminuir o sal e não sentir falta.

Alternativas Saudáveis Para Substituir o Sal de Cozinha

6. Limão

Normalmente só é lembrado como uma ótima fonte de vitamina C, mas o limão também pode ser muito bem aproveitado na cozinha. A carne de peixe é um ótimo exemplo de alimento que ganha em sabor com o suco da fruta. E a melhor dica é utilizar o limão no lugar do sal para temperar saladas.

7. Coentro

O coentro é excelente medicinalmente falando, pois combate uma série de problemas à saúde. Mas como condimento oferece principalmente aroma aos pratos, oferecendo um sabor levemente doce. Por esta propriedade pode encontrar o coentro em conservas, sobremesas, biscoitos, pães e aromatizando chocolates. No caso de alternativa ao sal pode utilizar o coentro em pratos ensopados, carnes que deseja aumentar o aroma, saladas e sopas (neste caso as folhas de coentro, seriam a melhor opção).

8. Hortelã

Uma folhinha de hortelã com certeza não faz mal a ninguém. A planta também é conhecida como menta e muito consumida em doces e sucos por suas propriedades refrescantes. Se estiver querendo emagrecer é bom saber que a hortelão auxilia na digestão de alimentos. Portanto, quando exagerar ou então for comer algum prato ou refeição que for mais calórico ou pesado, como carnes ou churrasco, uma boa dica é tomar sucos com a planta! No caso de alternativa ao sal pode utilizar a hortelã em saladas, por exemplo.

9. Manjericão

O manjericão vai bem com praticamente tudo na culinária. Desde a mais simples salada até a mais elaborada das omeletes; passando por massas, molhos e sanduíches. Como o sabor é bem leve e trata-se de um alimento delicado, deve ser incluído no final, já com a refeição pronta.

10. Alecrim

O alecrim é uma erva um pouco mais forte, até mesmo picante, e por isso é sempre bom ponderar no seu uso. Cai muito bem quando utilizado no preparo de carnes vermelhas, frangos e peixes. Também é conhecido por suas propriedades que auxiliam na digestão de gorduras, interessante para quem está querendo emagrecer.

11. Salsinha

É provável que você não saiba, mas a salsinha é ótima contra gases e inchaços; além de ser antioxidante. É com certeza mais um daqueles temperos que caem bem com praticamente tudo. Pode incluir salsinha em tortas, saladas, carnes, sopas, entre outros pratos.

Depois de todas estas alternativas é interessante levantar um ponto importante – o sabor dos alimentos é mantido e até realçado! Esta é uma dica inclusive para donos de restaurantes, que deveriam investir em alternativas saudáveis para substituir o sal no preparo dos alimentos.

Como pôde ver existem uma série de alternativas ao sal e você consegue manter o sabor de seus pratos sem problemas. Mas para complementar nosso conteúdo vamos dar uma dica de tempero caseiro, que você pode preparar e conservar na sua casa para quando for cozinhar.

Receita de Tempero Caseiro (Mais Saudável)

Tempero Caseiro

Tempero Caseiro |

Preparo:

Cozimento:

Pronto em:

Rendimento: 300g

Ingredientes:
100g de Alho
200g de Cebola
2 Colheres (sopa) de Salsinha
2 Colheres (sopa) de Cebolinha
2 Colheres (sopa) de Azeite
1 Colher (sopa) de Hortelã

    Instruções:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar na consistência desejada.
  2. Conserve em geladeira.

Agora que sabe como evitar o sal na sua dieta, diga pra gente, como pretende aplicar estas dicas e alimentos na sua dieta? Deixe um comentário com sua resposta. Continue navegando e não deixe de compartilhar nossas dicas nas redes sociais.