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Qual a Diferença entre Light, Diet e Zero?

Por | Dicas

Por conta de características parecidas muitos ainda confundem as diferenças entre os alimentos light, diet ou zero na hora de fazer suas compras ou decidir qual adotar em sua dieta. Para ajudar vamos listar as diferenças e os principais detalhes de cada tipo de alimento. E também alertar para alguns cuidados que deve ter ao adotar na sua alimentação.

Alimentos Diet

São alimentos isentos de determinado nutriente como açúcar, gorduras, glúten, proteína, entre outros. Esta linha é composta por alimentos que foram modificados para adequar a dietas de indivíduos que possuem restrições na sua alimentação. Então quem possui algum tipo de alergia ou reação a algum nutriente deve conferir no rótulo para ter certeza da composição e se a substância foi retirada ou substituída. Por exemplo, existem produtos diet que mesmo não usando açúcar no preparo pode conter algum tipo de açúcar no produto final, resultante da mistura de alimentos. Então é preciso ficar atento e sempre conferir a composição.

Os que desejam emagrecer também devem ter cuidado, pois estes alimentos podem ser bastante calóricos, não sendo interessantes para perder peso.

Alimentos Light

Como o nome sugere, são alimentos mais ‘leves’ e são assim considerados por terem uma redução de no mínimo 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao produto original. No geral são alimentos com menos gorduras ou açúcar, mas pode ser qualquer nutriente. É indicado para aqueles que desejam reduzir o consumo de alguma substância, mas nem sempre é sinônimo de perda de peso, pois a redução calórica nem sempre é significativa. De qualquer forma, como não costuma haver muita modificação no sabor, ainda é melhor do que consumir o original.

Alimentos Zero

Refrigerante Zero

Os alimentos zero podem ser considerados uma ‘combinação’ dos outros dois. Pois não possuem um determinado nutriente (assim como os diet), mas em relação a um produto original (assim como os light). Ou seja, um produto zero é sempre uma versão sem algum nutriente. E esta isenção não quer dizer necessariamente açúcar, portanto, indivíduos com diabetes devem ficar atentos.

Como deu para perceber não é tão complicado assim. No final é preciso analisar apenas o que é importante para você – reduzir o número de calorias, para perder peso, por exemplo; ou então não consumir determinado nutriente, por conta de alguma alergia ou reação metabólica.

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