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Guia de Vitaminas e Nutrientes

Por | Dicas

Sempre surgem dúvidas na hora de saber quais os nutrientes ou vitaminas de uma fruta, legume, semente ou cereal. Assim como suas propriedades e os seus benefícios à saúde. Para facilitar o Super Dieta criou um pequeno guia com as principais características de alguns alimentos que fazem parte de nosso cardápio quase que diariamente. Confira abaixo e fique ligado, pois estaremos sempre acrescentando outros alimentos nesta lista.

  • Abacaxi – vitaminas A e C; cálcio; fósforo; cobre; ferro e magnésio. É ótimo para fazer a desintoxicação do organismo e para fazer o intestino funcionar e acelerar a digestão por ser rico em fibras.
  • Açaí – vitaminas A, B e C; cálcio; fósforo e ferro. É um alimento bastante energético, porém muito calórico, não devendo ser consumido em grande quantidade. O interessante é que o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes.
  • Aveia – ótima para evitar problemas com a diabetes, a aveia controle os níveis de açúcar do sangue, evitando a sobrecarga de glicose e insulina.
  • Banana – vitaminas B1 e B5; potássio; cálcio e ferro. Ótima fruta para prevenir cãibras, regular o intestino e combater os sintomas da TPM.
  • Beterraba – vitaminas A e C. A beterraba combate a anemia e melhora o sistema digestivo. Preferencialmente o alimento deve consumido cru.
  • Chia – ômega 3 e fibras. Grande fonte de fibras a chia combate inflamações e previne problemas cardiovasculares.
  • Couve – vitamina C; potássio e fibras. A couve é ótima para o intestino e para eliminar toxinas, sendo um alimento desintoxicante.
  • Gengibre – vitamina B6; magnésio; potássio e cobre. O gengibre é ótimo para ser usado na prevenção de gripes. Tem funções desintoxicantes, melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Além de ser termogênico e ajudar na queima de gorduras.
  • Inhame – vitamina B6 e potássio. Controla a pressão arterial e dá a sensação de saciedade.
  • Kiwi – vitaminas A e E. Ótimo antioxidante que ainda previne resfriados e fornece energia.
  • Laranja – vitamina C; cálcio e fibras. Fruta que fortalece o organismo e aumenta a imunidade do corpo. Quando consumida com o bagaço favorece o funcionamento do intestino, regula as taxas de glicose e o colesterol.
  • Limão – vitamina C; cálcio; ferro e fósforo. Possui ótimas substâncias em sua casca que previnem o câncer e eliminam toxinas.
  • Linhaça – fibras; ômega 3 e 6. Alimento funcional que é excelente para o colesterol, pois combate o ruim e melhora o bom. Também ameniza os efeitos da ansiedade, depressão, TPM e menopausa.
  • Maçã – Possui ótimas propriedades em sua casca, além de sua polpa. A maça retarda o envelhecimento e previne doenças como câncer.
  • Mandioca – vitamina B e C; sais minerais. Também conhecido como aipim ou macaxeira, este alimento possui fibras, é isento de glúten e fornece bastante energia para quem o consome.
  • Morango – vitaminas C e B5; potássio; cálcio e ferro. O morango também retarda o envelhecimento e previne doenças.
  • Romã – fibras; vitaminas A, B e C. A romã regula o intestino e ainda tem propriedades para fortalecer os ossos. Além de melhorar o sistema cardiovascular.
  • Tangerina – vitaminas A e C; ferro; magnésio e potássio. A tangerina é ótima para quem pratica atividades físicas, pois evita cãibras e fortalece ossos e músculos.
  • Tomates – potássio; cálcio e vitaminas A, B e C. O tomate possui agentes antioxidantes, protege o organismo e combate o câncer.
  • Uva – vitamina C; cálcio; ferro e potássio. Outra fruta antioxidante, a uva melhora a circulação e favorece o equilíbrio do organismo.
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