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Benefícios dos Alimentos Integrais

Por | Dicas

Com exceção do leite, são diversos os benefícios de adotar uma dieta com alimentos integrais. E apesar das diversas opções de alimentos integrais muitos ainda deixam de consumir estes tipos de alimentos apenas por preguiça de mudar. E especialmente para estes resistentes vamos mostrar todos os benefícios à saúde e os motivos para trocar alimentos comuns pelos integrais. Confira!

Explicando, é considerado alimento integral aquele que depois do processo de produção não teve sua estrutura modificada, mantendo fibras, mineiras e vitaminas.

Entre os principais benefícios estão a grande quantidade de fibras em sua composição e a absorção de menos gordura durante a digestão. Isto faz com que os alimentos integrais sejam essenciais numa dieta para perder peso. Inclusive, é recomendado adicionar alimentos integrais na dieta de crianças, pois elas se acostumam com este tipo de alimento e provavelmente não terão problemas de obesidade na adolescência.

Em termos de uma vida saudável podemos citar que os alimentos integrais protegem de doenças cardíacas e diminuem a possibilidade de problemas com o colesterol. Também diminui o índice glicêmico nos alimentos, trazendo benefícios para os que são diabéticos. E por serem ricos em fibras os alimentos integrais auxiliam no funcionamento do intestino, fazendo com o mesmo seja regular.

Alimentos Integrais no Emagrecimento

O primeiro motivo para adotar uma dieta com alimentos integrais é a sensação de saciedade, pois é fato que estes alimentos saciam a fome por mais tempo. Outro é que os alimentos integrais são saborosos e podem substituir qualquer alimento sem problemas. Pode facilmente trocar o pão francês ou branco pelo de centeio ou integral. Assim como pode trocar o arroz refinado pelo integral. Estas pequenas trocas já podem combater o inchaço e fazer muita diferença à sua saúde. E adotando outros hábitos simples consegue emagrecer sem grande esforço.

Entre os alimentos integrais temos pães, biscoitos, cookies, massas, aveia, granola, farinhas e cereais. Então não é complicado adicionar estes alimentos na lista de compras. Porém, mesmo os alimentos integrais acelerando o processo de emagrecimento, é preciso controlar o consumo diário e jamais consumir em excesso! Pois estes alimentos são na verdade carboidratos, que se transformam em gordura quando consumidos em grande quantidade. Também é interessante o consumo de 2 litros de água por dia para auxiliar a ação dos alimentos integrais no funcionamento do intestino.

Como pode ver os benefícios em fazer uma dieta com alimentos integrais são imensos! E para completar existem muitas receitas com estes alimentos, inclusive algumas sem glúten e sem lactose. E vale lembrar que é apenas de hábito e se pensar bem não existem reais motivos para evitar os alimentos integrais.

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