Afinal, Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

O número de pessoas se preocupando com o consumo de sódio só aumenta e não é para menos. Quando consumimos muito sal nosso organismo retém mais líquido para lidar com esta sobrecarga. Isto faz com que o volume de sangue aumente nas artérias, o que por fim gera a hipertensão. E a dificuldade é ficar livre de alimentos ou refeições com o nutriente. Se não tem problema de pressão alta provavelmente conhece alguém que tem e sabe bem a tormenta diária para levar uma vida mais saudável e tranquila.

Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

O sódio é responsável (entre outras coisas) por levar moléculas de cálcio às paredes dos vasos sanguíneos. Isto intensifica a contração dos vasos e faz com que o corpo apresente o tão incômodo inchaço. Nesta situação os riscos à saúde são vários como o aumento das chances de infarto ou de acidente vascular cerebral.

Enfim, o alto consumo de sódio é muito prejudicial à saúde, então deve fazer o possível para evitar consumo de alimentos com este nutriente.

Problema: Alimentos Com Muito Sódio

Os alimentos prontos para consumo são os maiores vilões, pois possuem sal e aditivos contendo sódio. E o macarrão instantâneo é o melhor exemplo de alimento rico em sódio. Isto porque apresenta uma boa quantidade de sódio na massa do macarrão e também no seu tempero! E o detalhe é que na quase totalidade das vezes quem consome estes macarrões é apenas por preguiça. E o pior, nem imaginam que estão prejudicando em muito a sua saúde! Se você tem este hábito deve tratar de mudar imediatamente para evitar problemas como pressão alta, doenças nos rins e no coração.

Afinal, Porque o Sódio Faz Mal à Saúde?

Qual o Consumo Ideal de Sal?

Este é o tipo de preocupação que só quem tem pressão alta ou algum problema de saúde costuma ter. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o consumo máximo de sal não pode passar de 5 gramas por dia. Pode parecer pouco inicialmente, mas basta verificar com quem precisa controlar o consumo de sal para saber que não é. Este valor equivale a 5 daqueles sachês de sal encontrados em restaurantes. Se for distribuir isto pelo seu dia com certeza ficará bem razoável.

O segredo é fazer como muitos que já ficaram espertos e utilizam de alternativas para evitar o consumo de sal.

Alternativas ao Sal

Felizmente contamos com algumas alternativas que podem substituir o sal. Confira uma lista de ingredientes que funcionam como temperos naturais e ainda oferecem uma série de benefícios à saúde, como prevenir doenças cardiovasculares, auxiliar o sistema imunológico, combater gripes e resfriados, entre outros.

E na sua dieta, consegue evitar o sódio tranquilamente? Apesar de parecer simples, ainda existem pessoas que não conseguem cortar alimentos prejudiciais à saúde. Se este estiver sendo o seu caso, tente investir numa reeducação alimentar, inclusive procurando um profissional nutricionista para este objetivo.

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